ARQUITETURA É O SEGUINTE :

Uma casa feia custa igual à uma casa bonita, as diferenças estarão em quem a projetou e a construiu: No Depósito, Tijolo, Telhado e Concreto custam o mesmo, então, pergunte-se: Voce gosta de coisas feias ou bonitas? A resposta parece óbvia, mas muita gente erra feio por aí e errar em arquitetura costuma custar MUITO caro.
PORTANTO, CONSTRUA CERTO: CONTRATE UM ARQUITETO.

20091020

PAULA FADDUL - Atelier de Pintura


O HABITAT de hoje, esta bem legal! Voce vai ver nos três primeiro blocos, a arte exuberante da Paula Faddul
 
A Paula tem tantos estilos e tantas técnicas, que ela deixa a gente "embriagado" com seus quadros multi-coloridos. 
Voce consegue "ver" referencias de Grandes Mestres Internacionais e Brasileiros mas, o principal, é que voce consegue ver a Paula, dentro dos quadros que ela faz pra gente.

Oi, Paula!

Oi, Christian! Tudo bem?

Paula.. (...) O que quê é ISSO?

(risos) ... é a ARTE ...


Im-pres-sio-nan-te ... as cores que voce usa, o tipo de informação grafica, literalmente, é uma explosão ... 
... enche os olhos... enche a memória e ao mesmo tempo, por ser algo incomum ... onde voce tem a originalidade do traço, ainda que a gente tenha um "vicio cultural" de classificar as coisas... tudo, não é?
Sejam Carros, Jóias, Arquitetura, tipos de Pintura, Botãnica, nos somos "Classificadores"... 
Nós adoramos chegar nas coisas, e colocar nelas uma "maldita" etiquetinha, dizendo: "ISTO É ISTO"...

É verdade!

A Arte, é algo onde a etiquetação, pode ser "perigosa", por que ela pode ser só o momento que voce esta vivendo e daí, isso pode mudar em tudo...

É verdade, uma transição...

Quantos estilos, nós temos de Paula Faddul, aqui?

Aqui, nós temos uma mistura de quinze anos de meu trabalho ... de trabalhos recentes e outros mais antigos...

Eu, aqui assim... dando só uma olhadinha... eu achei bem uns 30 estilos...

(risos...) Nossa, Christian ... Que bom, né ?

Impressionante, por quê, ao mesmo tempo que a gente vê voce aqui, com um pé no Figurativo ...

Isso, comecei no Figurativo ...

Mas eu noto que esse Figurativo, voce não esta "dando de graça" prá gente, que aprecia a arte e tem isso como fruiçao estética ... ... Voce já esta entrando no Abstrato. Por que voce está nessa fase?
É uma fase?

É uma fase. Eu acho que é necessidade. Necessidade de não ter mais a figura, de buscar algo mais além. É como voce falou: A figura, ela esta ali e voce a conhece e se identifica... De repente, voce quer algo mais, alem da figura. É um mistério...

ARTE. Voce acha que ela, quando pronta e acabada, num Muro, num Mural, num Painel, num Quadro ou em um Objeto, ela é um Pergunta? Ou é uma Resposta?

Acho que pode ser as duas coisas ! (risos...)

(Risos...) Será que é por isso, que tanta gente fica fascinado com a Arte? Essa ambiguidade?

Ambiguidade... como voce falou... tanto uma pergunta... como uma resposta...

Eu noto o seguinte: Estou aqui no seu atelier ... uma "bomba atômica", de cores e de formas, fantásticas e, voce não fica só no painel convencional ou no quadro (e, o que normalmente as pessoas, chamam de "quadro", nada mais é que uma tela de canvas, esticada numa moldura retangular), voce vai para a Tri-Dimensão, também ?

Foi como eu falei, nesses meus últimos trabalhos, aconteceu isto: Uma necessidade de ir além da tela, voce fica buscando novos materiais, novas formas. Voce quer mudar o suporte.

Mas com a mesma performance de cor ... Das perguntas que voce faz ... Das respostas que voce nos dá ...

Isso mesmo! De uns três meses pra cá, comecei a recortar madeiras, trabalhar com objetos diferentes , depois pintá-los...

Saindo da Bi-Dimensão e entrando no Tri-Dimensional.

Isso !

A Paula Faddul, tem esse talento inato, de nos contemplar com essas obras multi-coloridas. 
O mais interessante, é que ela conseguiu dominar varios estilos e esse tipo de dominio, ainda nao terminou. 
 
Ela é uma pesquisadora e esta sempre lendo, a Biblioteca dela, causaria "inveja" a qualquer universidade e, é assim, com muita pesquisa, que ela consegue recuperar os subtratos culturais do passado e nos contemplar com essa visão do presente, com bastante cor e com várias propostas.
E, prá nossa felicidade, pegando-a em uma fase do Figurativismo (que seriam as figuras, os objetos que a voce reconhece facilmente, baseado na nossa Cultura) e, encaminhando-se para o Abstrato.

(O Abstrato é um tipo de linguagem, onde o artista não precisa "se explicar tanto assim", e é o que a gente vai ver, no proximo bloco.) 

Paula, aqui, nessa mesa, eu vejo ... sua cabeça ... nao pára !

Não pára !

Eu vejo esse traço, quase Rupestre, quase Ancestral, lembra um pouco Aborígene Australiano...
Conversei a pouco contigo, voce citou referencias do Paul Klee, que tem aqueles grafismos "misteriosos", a gente olha, e fica naquela duvida ... e agora, voce está aqui, fazendo com talento, esses tipos de Ilustração, de Arte e de Pintura, diferentes, de todas as trinta e oito outras formas que voce faz... (risos)

Bem variados...

... e vindo pelo trigesimo sétimo estilo, esses "Souplats", esses pratos decorativos...

Isso mesmo !

... eu vejo aqui, que são Mulheres Brasileiras...

É. É uma brincadeira ...

Bem sensuais, sorridentes, lindas de morrer, todas coloridas... De nôvo, não é? Sempre a cor!

Seguem a "Linha Colorida", né, Christian?  (risos...)

Colorida!... E aí... De repente ... Eu dou de cara com isto aqui... Menina!... o que quê é ISSO ???... 
Aqui tem pelo menos umas seiscentas informações diferentes!
Ícones, Signos ... E voce "dá conta do recado", no sentido de mostrar e de-mo(n)strar isso... 
Como?

É uma influencia do Paul Klee, tanto esse trabalho, como neste aqui, também...

Olha só...

É uma linha que estou seguindo agora, que é no Abstrato...

Praticamente, eu tenho aqui três cores, vai quase no oposto, do que a gente vê por aqui...

Esse daqui, também...

Ahn!  Daí, as cores voltam... Deixe-me ver... -UAU !

Voce vê, que tem bastante influencia do Paul Klee ....

Sim, influencia de 5% ! ... Os outros 95%, é influência da Paula Faddul ... (risos...) 
Nesse aqui, Paula, um Abstrato ... Voce ja esta se encaminhando prá... (...) Gostoso isso: Voce deixa as telas em Canvas, a gente pode pegar nelas...

É, é interessante, voce fica bem livre...

É, perde aquela "aura", de ficar em um quadro...

Ahn... Esses são bem Figurativos...

Olha que legal... Peixinho verde ... um Peixinho ... vermelho ... e um Peixinho azul... um Tríptico... Paula?  ...voce é um ... "monstro sagrado"...


HAHahAha!!! Christian?!  (risos)

Sabe o que é duro?  A gente valoriza os Grandes Mestres. Por quê, óbvio, eles sentaram primeiro na cadeira vazia da arte... 
E, às vezes, grandes produções, esses talentos, essa multiplicidade de linguagens, ficam fora do "Mainstream", da Corrente do Golfo, aquela, onde todos os barcos vão e dai, tudo acontece lá...
E a função do Habitat, também é a de mostrar prá quem tá em casa, quê: Não é voce deixando de ter uma reprodução -de um Picasso ou de um Modigliani- voce vai ter menos ou mais arte..

Claro!

Basta gostar.

Basta gostar!  Mesmo sendo um quadro que não tenha uma figura, mas a pessoa se identifique, ela tem que gostar. Eu acho que é isso mesmo.

Paula, o legal desse seu show-room, é que voce não se restringe aos quadros, em si: Voce tem objetos inspiradores ...eu sou um "alucinado" por Objetos Antigos!

É verdade ! 

Uma Hélice, um material nautico, uma peça linda que esta aqui, inspira de qualquer forma...  
Uma Maquina de Costura antiga...  
uma Capelinha, serve hoje até prá guardar chaves... 
Essas brincadeiras que voce faz ... um Manequim, com uma Máscara Veneziana no rosto ...

Um lugar meio "mágico"...

Para gerar inspiração e ficar à vontade...

Isso! Acho que é o que voce busca mesmo, como Artista.

Sabe uma coisa que eu vi nesses painéis aqui, eu achei familiar... ( ... é  muito interessante o que a Paula fez aqui: Voce tem um quadro, dentro de um quadro, um quadro pintado dentro desse painel pintado) ... e voce "pendurou" nessa sua obra, esse quadro aqui... 
Que me é um pouco familiar... Esse quadro... de quem ele é?
 
Esse quadro chama-se "A Música", de Henry Matisse, tenho influencias também dele, adoro seu trabalho e quis fazer uma homenagem! 
Daí coloquei uma pintura dele, no interior, por que tem o exterior, com esse móvel que tinha aqui no meu Atelier e foi retirado... 
Daí, fiz esse quadro como referência...

Um quadro dentro de um quadro!... 
Passeando aqui pelo seu espaço, que é uma delicia, inclusive pode ir preparando o Café, por quê nós vamos voltar aqui mais vezes...

(risos...)

É gostoso essa fruição... às vezes nossos Museus já estão com as curadorias lotadas, ou é alguma mostra que voce ja temos conhecimento, de repente, ficam de fora outras coisas... 
É bom "espetar um alfinetinho vermelho" no mapa, de onde estão os Ateliers da cidade e destacá-los, prá poder serem vistos... O seu atelier, já está com um alfinetinho lá, cravado...

Que bom!

Uma coisa que eu vejo, é que voce tem uma Biblioteca muito interessante e muito bem coordenada. Por que voce, uma auto-didata com talento, tem uma bliblioteca digna de um "super-estudioso" de Arte?

Nossa, Christian!.. (risos...) ... 
Estudo é tudo: Voce estuda a História da Arte, a História dos Grandes Pintores, isto vai te incentivar.

Além de Matisse e Paul Klee, quais sao os outros Mestres que voce "namora" e te inspiram?

Gosto de Picasso. Gosto dos brasileiros também! Volpi, adoro o trabalho do Volpi!
Iberê Camargo... Paulo Pasta, ele é crítico de arte também... Brasileiros, tem muitos!
Tarsila do Amaral... Não vou falar só dos estrangeiros, tem Portinari... 
A Arte, te inspira como um todo.

O que eu acho mais legal, é que voce vai beber na fonte, na água pura -e lúcida- dos Grandes Mestres e, com seu DNA brasileiro, voce nos "contamina", com essa alegria toda...



Obrigada...

Paula, normalmente, os artistas ficam um pouco reticentes, de mostrar o Atelier, por que voces costumam dizer assim: "NÃO REPARE A BAGUNÇA!" ... (risos)

(risos)... É verdade, é uma bagunça !  

Mas sabe qual é o meu "Sistema de Crenças" nisto? 
"Se tiver muito arrumadinho, não teve o trabalho".

É a Criação. Não dá pra fazer uma Criação, num lugar arrumado...

Ahn... estou vendo aqui, entre essa "Floresta de Pincéis"...  Voce também trabalha com Espátulas ?

Trabalho !

Sabe que a gente foi num Atelier, na casa do RUELLA, e ele trabalha/

Eu assisti o programa !

Voce viu ?!?

Um espetaculo o trabalho dele! Muito bacana !

Incrivel! A gente foi lá, prá meia hora, prá documentar a obra dele, que é linda e ficamos por umas três horas !

Eu achei esse programa demais! Achei o trabalho dele muito lindo! Todos os trabalhos, em ESPÁTULAS!

É, aí, eu imaginei que, pelo menos na assinatura dele... Achei que ele ía "dar uma deixa" e usar um pincel e... assinou NA ESPÁTULA! 
A gente ficou embasbacado de ver...  E voce vê, Paula, aqui, esses artistas estão todos por aqui em Londrina... Voce está aqui...
 
É verdade! É isso que é legal no seu Programa: Voce fica conhecendo o trabalho de outros artistas ... Eu não conhecia o RUELLA, não o conhecia... Eu adorei o trabalho dele!

A gente é muito antenado nisto. Gosta, fala, se ocupa disto, documenta... A minha produtora, a Paulina, traz a gente nesses locais, pra colocá-los em evidência...   
Precisamos falar disto, por que a gente tem esse "lugar" prá falar disto e, ai, a gente tem que demonstrar...

Que bom!

Uma coisa que eu quero entregar, prá quem esta em casa, são as "Jóias da Coroa": 
A BIBLIOTECA!

A Biblioteca!

Vamos dar uma olhada ?


-Arrá!!!... Paula, aqui é a parte que eu mais gosto de uma casa, e em qualquer predio... 
Por que é aonde está, o que eu acredito ser de fato, o Juízo de Valor de uma familia. 
É óbvio, se voce prospera, ter um carrão é bacana, e todos aqueles confortos que a gente se cerca, mas, a CULTURA, ninguem te tira.

Ninguem te tir!

Voce vai acumulando de verdade. É a única coisa que dá para acumular e, são com essas obras, de renome internacional (e de boas editoras), que voce se alimenta e vai se conhecendo...

Vou conhecendo cada vez mais, o Mistério...  e a Beleza da Arte...

É incrivel, por que, dos Grandes Mestres, voce olha um quadro deles, com seus 14 anos, e tem um impacto. 
Com os seus 16 anos de idade, voce experimenta um outro impacto. 
Por que voce, é outro.

É verdade! Voce tem razão!

Não é isso? Dai, de repente, com mais tres décadas de sua vida, voce olha... 
E, às vezes, voce leva uma vida inteira, prá enteder o que é que o artista queria te responder, ou perguntar ou as duas coisas daí eu vejo que voce não/AH! Olha... Sua Biblioteca, também tem referências que voce curte pintar, este aqui, é um quadro, em seu atelier, náo é?
 
Sim, isso, eu tirei uma fotografia depois eu fiz um quadro

Que legal, olha aqui, Matisse, fantástico, e/UÉ?!? O que é ISSO, Paula???
 
Dois Matisses... (risos...)

Dois Matisses??? (risos...)

Eu gosto MESMO de Matisse!... (risos...)

Mas por que dois ???

Dois iguais! Comprei, depois esqueci... E comprei outro!

HAhahaha!!!!! Que legal!
 
Não lembrava que já tinha comprado esse livro !

Bem sintomático... (risos...)

(risos) Tem essa Coleção aqui, muito boa !

Da Taschen.

É, da Taschen, tem vários artistas...

Sabe que a gente no programa, faz sempre a "DICA DO HABITAT", prá quem está em casa, consumir boas obras impressas ...
E eu daria essa dica, prá eles virem aqui, na SUA Biblioteca ...

Ahn, obrigada!

Por que aqui, nela... Aqui tem de tudo...

Puxa obrigada, isso é um elogio!

Pollock... Olha que legal.. o maior representante do "Action Painting"... 
E, sabe o que eu achei no Pollock, pelo menos na minha experiencia?  
Quando eu o olhei, eu falei o que todo banana fala: "-Ah, isso aí eu também faço!" (risos...)
Com 14 anos, né? Voce olha aquilo..? 
Mas, isso é bastante sério. Dentro da sua própria linguagem, alguém pode até a se atrever á falar: "Ah, mas isto é tudo muito simples!"... 
Mas essa pessoa vai precisar de anos de experiencia, como a que voce tem, prá poder chegar perto do que voce faz hoje ...

Mas, sabe o que um artista procura a vida toda? A SIMPLICIDADE. 
Na Simplicidade, é que está a verdadeira Arte.

Menos é Mais?

Bem isso!

Com o conceito de "Menos é Mais", a PAULA FADDUL nos demonstra que, é com a simplicidade que a gente consegue contar os dramas da vida.
E "Drama", não significa somente tristeza: As alegrias, também fazem parte da vida dramática...
"EU GOSTEI DO HABITAT DE HOJE... 
E, ESPERO QUE VOCE TAMBÉM TENHA GOSTADO! 
ATÉ A PRÓXIMA, TCHAU! "


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário