ARQUITETURA É O SEGUINTE :

Uma casa feia custa igual à uma casa bonita, as diferenças estarão em quem a projetou e a construiu: No Depósito, Tijolo, Telhado e Concreto custam o mesmo, então, pergunte-se: Voce gosta de coisas feias ou bonitas? A resposta parece óbvia, mas muita gente erra feio por aí e errar em arquitetura costuma custar MUITO caro.
PORTANTO, CONSTRUA CERTO: CONTRATE UM ARQUITETO.

20091017

CÉLIA NAIME - Artista Plástica



 











  
O HABITAT de hoje está bem legal: 

Nós vamos acompanhar a incrível criação artística da Celia Marchiuri Naime, ela trabalha com Arteterapia e com isto ela consegue elaborar novos acontecimentos, usando a Arte como ferramenta. 
Vamos dar uma olhadinha?

A Arte permeia a existencia do Homem, desde que o Homem é o Homem: A Humanidade "gosta" de se expressar. Ela precisa desses registros, para começar a apreender e à entender o Mundo à sua volta.


E o HABITAT de hoje te traz um personagem bem interessante: É a Célia Naime, uma psicóloga e, voce deve estar se perguntando: O que uma psicóloga está fazendo no HABITAT?... 

Célia, para quem está em casa, a Produção do nosso programa, sempre elabora pautas super-bacanas, prá gente monstrar a Arte, no sentido de uma janela de fruição estética.
A gente só consegue falar, gostar e defender e fazer a Arte, quando consegue-se conhecê-la. O que esse grupo com voce, uma psicóloga, entende e se reproduz, como pessoas, fazendo Arte?
Olha, nosso grupo é um grupo informal. Eu trabalho já com Arte a trinta anos e com orientações de pequenas grupos, isso é uma coisa muito interessante que eu pude perceber no decorrer dos anos, que as pessoas as vezes querem se comunicar com palavras e tem alguns sentimentos que não tem uma tradução na palavra. E, às vezes ela se encontra através da Pintura e através do desenho, essa comunicação...

Menos que um bloqueio, uma forma de expressão mais interessante...

Mais sintética, mais facil... Ela vem pelo inconsciente, sai verdadeira,  não tem todos os outros atributos que tem da censura, tão facilmente como nas palavras, então se torna uma comunicação muito mais rica. 
A gente tem que ter uma alfabeto visual. Como a gente aprende a ler e escrever, a gente começa aprendendo as letras, as palavras, vai formando as textos e ficam tão ricos, quando a gente pode criar em cima, depois, tendo uma bagagem. 
E voce sabe, demora quantos anos prá alfabetizar uma criança, até ser um jovem?

Duas décadas no mínimo, e ainda continua vida afora...

Então, voce imagina: A Arte, sería o mesmo processo.















Para quem está em casa, isto não se trata de Psicoterapia através da Arte. Não é isso.

Não, nós temos um Grupo em um Evento de de Arte e de Livre Expressão, mas que no fundo, tem um valor terapeutico, por que a pessoa esta fazendo comunicação consigo, com seu interior e esta também se se comunicando com as outras. Está tudo interligado.

Essa comunicação, que esse "autor artistico" quer se expressar, a gente vê nas "brincadeiras" que cada um elegeu para falar disto e daí, a gente vê esse quadro, do "Peixe Geométrico". O que leva essas pessoas a eleger esses objetos ou sentimentos? Eles não sao artistas (no sentido clássico da palavra), mas eu não consigo deixar de chamá-los de "artistas", por que a produção final, comprova que eles são, sim, artistas...

Sim, eles são e temos alguns trabalhando e ganhando o seu dinheiro com Arte.

Sem constrangimentos...
 
Sem constrangimentos! E é uma solução, é uma coisa que traz bem estar, é um retorno, se mantém trabalhando e mostrando, como nessa bela casa, a José Gonzaga Vieira, uma casa interessante...














Um espaço de fruição estética, aberta ao público...

A gente só tem a agradecer, uma casa muito bacana, tão interessante, para a gente poder mostrar um trabalho, por que isso é um apoio, para o artista.

Essa artista aqui, que brincou com uma libélula: Um quadro explosivo, uma "coragem" de trabalhar com esses tons modernos, Violeta, Magenta, quase gráfico-industrial. De repente ela chega e fez umas assinaturas, uma brincadeira, parece que uma libélula chegou e uma camera registrou o seu vôo...
 
Voce vê, que é bem por aí o caminho: Ela quis, olhando a natureza, observando essa libélula, depois ela teve que escolher, "como vou passar essa beleza?", o vôo dessa libélula, para a tela...

Preparar a mensagem...

Então, primeiro ela desenhou, de como eu vou criar isto. "Que passos eu preciso, para colocar isso?" agora, no concreto. De repente ela achou muito pequeno, apagou e desenhou um pouco maior... Até que viu que estava bem, o Desenho, com o tamanho do Quadro, da Tela, Estética, Composição, depois vem as Cores. 
Então, voce vê, o trabalho final, era exatamente para transmitir essa sensação, de quem estava caminhando, prestando atenção na Natureza e aí, então, fez essa mesma Comunicação na Pintura. 
Veja como é interessante: isso é uma mágica maravilhosa, de voce poder passar aquilo que voce sentiu, através desse quadro.

A Célia fala de Mágica. E todo Mágico, precisa da cumplicidade da Platéia, para essa Mágica acontecer.
Com os exemplos que esses artístas escolhem, vão provocando emoções na gente: uma Pomba da Paz, uma Floresta, um Fundo de Mar, sutil... 
Voce fica quase meia hora tentando entender aquela brincadeira e, numa Cachoeira, o quadro é tão dramático, tão artístico, que perto dele eu consegui imaginar o som, o estrondo dessa Cachoeira, a umidade, o orvalho aparente, e juro que consegui perceber até um cheiro de mata!

Essas reminiscências tão poderosas, fazem parte da essência da Arte: Nos provocar emoções e mergulhar no universo do que esse artista está querendo mostrar e falar com a gente.

Célia, esses artistas, voce estava me explicando, ele é um Grupo. Como é que é a heterogeneidade dele?

É um Grupo composto de pessoas de várias idades, a maioria entre 40 à 60 anos

"Crianças"... entre 40 à 60 anos?

Sim alegres demais, então, aqui a gente pode conversar bastante, dar bastante risadas... 

Que legal!
 
...a gente pode trocar bastante idéias, falar sobre Arte, Exposições, Palestras, sobre Leituras, relatos sobre História da Arte na maioria dos encontros... É um grupo que se tornou tão amigo, que parece que faz parte da familia, é uma convivencia muito gostosa e de muitos anos.

Que delicia... E eles entendem como um hobby absorvente, produtivo? Eles tem essa preocupação, em perceber que a vida muda, quando voce se aplica em um hobby?

A maioria das pessoas, estando ali naquelas horas, esquecem "lá de fora".

Melhor coisa!

Quando a gente está debruçado no que estamos fazendo, quando estamos criando alguma coisa e tomamos todo aquele tempo em usar para isto, aquela hora pra isto, a gente esquece lá de fora. São algumas horas que nós passamos, pensando só nas Cores, nas Linhas, nas Texturas...

Voce falou a palavra mágica: "ESQUECE LÁ DE FORA"... 


Eu contemplo esses Lenhadores, numa Floresta de Taiga, trabalhando sob a neve... Não é uma imagem recorrente em um pais tropical, mas não é impossível, prá gente "mergulhar" lá. 
Essas provocações, sendo figurativas, uma figura, algo que uma fotografia poderia reproduzir? Não, né? 


Uma foto disto, não diria a mesma coisa...

Embora ele tenha a figura, tenha ainda um drama, uma coisa que só através da Cor, da mão do pintor voce consegue expressar. 

Das escolhas...

A Fotografia também expressa, claro, mas nesse caso da Pintura, aquela sensação onde, às vezes o Progresso pode estar invadindo alí, destruindo alguma coisa, em nome de outra...

Significados...

Sim...

E daí, vai nos provocando, na gente que está vendo...


Provoca, por que a gente começa a pensar: "Será que isso é bom, será que não é?"...

Por falar em provocar, um dos componentes desse grupo, pintou um quadro dramático. Eu fiquei na frente dele e voce o "sente"...

Muito interessante...

...alí, a brincadeira do olho da personagem dramática, tem um planeta Terra, muita simbologia, e aí está: O que ela obteve, com isto?

Veja como é um quadro forte, através das Cores, através dos Contrastes, através dos Desenhos...


Alguns, podem até não gostar...

Sim, às vezes é uma coisa que choca, que incomoda. E esse é o objetivo. Veja como alí, naquele quadro, a Natureza está "pedindo socorro"... É um aspecto muito dramático, muito emocionante.

Um Advogado, poderia montar uma lauda, em função de uma destruição ecológica, em um determinado contexto. 
Um Jornalista, poderia fazer uma reportagem, denunciando algum problema ambiental. 
Ela, como Artista, através da Pintura, nos demonstra isso, com o mesmo poder.
 
Veja com a gente consegue captar essa emoção, tem um poder tão forte, que por um bom tempo, a gente fica pensando nisto: "Puxa, se se a Natureza pudesse falar, como será que ela diria?"... 
Apesar que ela já está falando, um tempo depois, a gente já está vendo aí, as Mudanças Climáticas, essas grandes estigens, novas faltas d´água, esse vendavais e destruições da Natureza, que é o que ela está falando, em troca disto. 
Ela demora um pouco, mas ela fala.


















A mãe do Jean Michel-Basquiat (uma boa mãe!), puxou o filho pelas mãos e foram ao Museu de Arte em New York e, aquele molequinho, mal tinha saído das fraldas, viu o Guernica, do Pablo Picasso.


É um quadro dramático, sanguinolento, mortal, é o bombardeio de uma aldeia espanhola, pela aviação nazista na época da Segunda Grande Guerra Mundial e aquilo, no Basquiat, "destruiu" (no bom sentido), a "criança inocente" e, com o tempo, ele se tornou um verdadeiro artista. 


O que falta, para as Mães Brasileiras (voce que trabalha com Psicologia de Familia), para provocar em seus filhos (que vão ser a proxima geração), os conceitos fundamentais, duradouros e úteis, para a gente prosperar?

Veja voce que coisa interessante: O nosso lado Emocional, nossa Inteligencia Emocional, principalmente nas Escolas, ela não anda em paralelo com o Racional. 

Essa é que é a principal dificuldade da nossa Era, agora. Eu tenho muita esperança, que nós estamos em um momento de grandes mudanças e eu tenho uma esperança no futuro, de que isso pode ser conseguido, de a gente olhar mais para o nosso interior, se conhecer mais, ter mais contato com a Natureza, ter contato com outro. 
As Crianças hoje, ficam no computador, ficam isoladas, brincando isoladas, elas não tem mais nenhum contato com seus coleguinhas...

Orkut, MSN, Messenger... Vão se isolando..
Vão se isolando, sem olhar para este lado, onde os reais valores estão sendo substituidos por outros. 
Então, a "grande jogada", é a gente fazer o contato  primeiro, com o exterior, de uma mãe com seu filho, através do amor, do respeito, assim ele aprende... 
Como ele é respeitado, ele aprende a respeitar o outro. É lá, na familia, que a gente aprende isso.
É verdade... 
 





















Não tem problema nenhum, voce, como mãe, se sentir emocionada com a cultura de seu filho, uma cultura que está sempre em progressão, e ficar interessada em comprar, por exemplo, um Notebook prá ele ir pra escola.
  Não tem problema nenhum comprar um Notebook, mas, invista também em Arte. 
Bons papéis, bons materias artisticos, uma boa monitoria, uma boa leitura, com isso, ele vai, com certeza, progredir muito mais, além das escolhas que eles mesmos fizerem no futuro.  
A Arte, não é so libertadora, Ela é construtora: Os países mais civilizados do mundo, tem na Arte, um dos pés da mesa, do equilíbrio de suas Nações. 
Eles chegaram lá, não por que ficaram ricos, mas por que eles entendem que a Arte faz parte do processo da vida. 
Da vida das Pessoas, da vida da Nação e da vida da Cultura. De todo o Mundo.




.
.
.
.

"EU GOSTEI DO HABITAT DE HOJE E

ESPERO QUE VOCE TENHA GOSTADO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário